DenúnciasNotícias

INFORMATIVO – MANIFESTAÇÃO

ATRASO NO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DOS EMPREGADOS DA SANTA CASA DO MARANHÃO

*MANIFESTAÇÃO*

🏥💪🏽💰SINDSAÚDE / MA e SINTAEMA cobram salários atrasados de trabalhadores da Santa Casa do Maranhão.

Cerca de 50 trabalhadores da saúde da Santa Casa de Misericórdia realizaram um ato público e uma assembleia geral nessa segunda-feira (18/01), em frente ao hospital, no Centro de São Luís.

O objetivo da manifestação foi cobrar o pagamento dos salários e dos vales-transportes dos profissionais referentes aos meses de novembro e de dezembro de 2020, que não foram pagos até o momento, o que é inadmissível!

Segundo a presidente do SINDSAÚDE, Dulce Sarmento, são pais e mães de família que estão há dois meses sem receber seus salários, tendo que custear, inclusive, o deslocamento para o local de trabalho com recursos próprios e emprestados, colocando em risco a sua subsistência e a de seus familiares.

Vale ressaltar, porém, que, com coragem e espírito de luta, os trabalhadores ignoraram o aviso do gestor da Santa Casa, o Dr. Abdon Murad, que, via mensagem de WhatsApp, tentou desmobilizar a manifestação da categoria, fazendo pouco caso do atraso dos salários e se esquivando da responsabilidade de sua gestão em garantir meios de pagar os profissionais.

“Todo trabalhador é digno de seu salário. É fácil dizer que a culpa não é da Santa Casa e, como gestor, nada fazer para ajudar os colaboradores. Dr. Abdon, na sua residência, está faltando bens básicos para a sobrevivência? Com toda certeza, não. Por isso, assim como em outras casas de saúde, solicitamos que o senhor se sensibilize, tire um empréstimo em nome da Santa Casa, mas pague – de imediato – os profissionais, que estão há dois meses sem receber, passando necessidades. Depois, cubra o empréstimo quando o dinheiro do SUS chegar. Precisamos de um posicionamento seu, com urgência, e não apenas desculpas” – reivindicou a diretora do SINTAEMA, Mary Santos.

Após as cobranças das dirigentes sindicais, a categoria decidiu na Assembleia agendar uma manifestação na quinta-feira, às 9h, em frente à SEMUS, no Parque do Bom Menino, a fim de cobrar, também, um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), responsável pelo repasse financeiro do SUS à Santa Casa.

*Reunião na SEMUS*

“Desde o dia 7 de janeiro, solicitamos uma reunião com o Secretário Municipal, Dr. Joel Nunes, a fim de resolver esse impasse, mas até a presente data não obtivemos resposta. Sendo assim, não resta alternativa a não ser buscar o diálogo e ir à luta. Esperamos que a gestão Eduardo Braide valorize os profissionais da saúde, heróis na pandemia do coronavírus, e não fique apenas nas promessas” – finalizou Mary, convocando os trabalhadores da saúde para o ato público na SEMUS. *Participe!*

#UnidosSomosFortes
#ProfissionaisDaSaúde
#RespeitoValorizaçãoReconhecimento
#NaLutaPorNenhumDireitoAMenos!