NOTA DE ESCLARECIMENTO

Acerca de publicações nas redes sociais sobre suposta realização de Audiência Pública, o Sindsaude faz os seguintes esclarecimentos:

1- Trata-se de uma tentativa de manifestação organizada pelos empregados diretos da Biosaude. Não são trabalhadores da saúde mais sim trabalhadores que foram contratados pela Biosaude e trabalharam em funções administrativas no escritório da empresa.
Ocorre que, com a suspensão do contrato pela Emserh, os diretores da Biosaude abandonaram o escritório e deixaram os empregados que eles contrataram sem salários e verbas rescisórias.

2- Segundo relato dos próprios empregados, depois de um dia normal de trabalho foram para casa e quando retornaram no dia seguinte, encontraram o imóvel completamente vazio…ou seja, retiraram tudo do escritório na surdina e deixaram os empregados a ver navios.

3- Somos solidários a todos que trabalharam no escritório da Biosaude. Contudo, não concordamos com essa tentativa de forçar uma manifestação sem qualquer planejamento e organização.

4- Estão de forma indevida, utilizando o nome do SINDSAUDE para uma atividade da qual não recebemos ainda nenhum encaminhamento ( notificação ou convite) por parte do Deputado estadual Welington do Curso.

5- Considerando que desde o início de janeiro os trabalhadores da saúde estão recebendo seus vencimentos diretamente por créditos efetuados pela Emserh;

6- Considerando ainda que em decorrência dessa situação os recolhimentos de encargos sociais (INSS e FGTS), assim como a concessão de férias não foram efetivados, o Sindsaude deu início a procedimento no Ministério Público do Trabalho, e que já foram realizadas duas audiências para encaminhamentos das demandas da categoria.

6- Todavia, considerando que o termo de parceria Emserh/ Biosaude, concretamente, está vigente até o dia 30 de março/2018, a Procuradora do Trabalho que está conduzindo o procedimento, sugeriu que as audiências sejam retomadas após essa data para que se possa efetivamente fazer a cobrança das verbas rescisórias e demais questões que não foram adimplidas.

7- Por fim, não descartamos a possibilidade de realização de Audiências Públicas e até mesmo de manifestações de protesto. Entretanto, o faremos de forma responsável e após deliberação da categoria em assembleia geral extraordinária convocada exclusivamente para esse fim.
Informamos que todas as ações do SINDSAUDE são pautadas, sobretudo, nas deliberações dos trabalhadores e organizadas à partir de publicações oficiais em jornal de circulação no Estado, nos meios próprios da entidade sindical ( site e Facebook ) e ainda por panfletagem direta nos locais de trabalho.

8- Informamos ainda que, o SINDSAUDE-MA e SINTAEMA estarão em breve, ainda no mês em curso, convocando todos os trabalhadores da nossa base para esclarecimentos acerca de todas as demandas judiciais (ICN, IDAC, CORPORE, VITALE, CIAP E CRUZ VERMELHA), e ainda sobre os encaminhamentos que deveremos adotar para garantir o pagamento e regularização dos atuais contratos após o final do termo de parceria Emserh/ Biosaude.

Quaiquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários poderão ser feitos diretamente com os dirigentes do SINDSAUDE-MA através dos telefones: (98) 3232-1672
(98) 3221- 2798
Att: Assessoria de Comunicação do SINDSAUDE-MA