Notícias

Instituto Gerir é afastado da Gestão do Hospital Carlos Macieira e Hospital de Trauma e Ortopedia do Maranhão -HTO

SINDSAÚDE-MA INFORMA:
Na tarde de ontem (23/05/2018), em face do afastamento do Instituto Gerir da gestão do Hospital Dr. Carlos Macieira e Hospital de Trauma e Ortopedia – HTO, dirigentes e assessores jurídicos do SINDSAÚDE-MA reuniram-se com representantes da secretaria de Estado da saúde para tratar de assunto relacionado ao pagamento das verbas salariais e rescisórias dos trabalhadores.

As representantes da SES que conduziram a reunião, Dra. Karla Trindade – subsecretária e Dra. Lídia Schramm – secretária adjunta de assuntos jurídicos, informaram que o afastamento do Instituto Gerir da gestão das unidades de saúde do Estado do Maranhão decorre de Suspensão Cautelar do Contrato em razão de descumprimento de cláusulas contratuais por parte da terceirizada.

Informaram ainda, que para manutenção das condições adequadas de trabalho pactuaram com os Institutos Acqua e Invisa para assumirem a gestão do Carlos Macieira e HTO respectivamente.

Na oportunidade, os representantes do SINDSAÚDE-MA solicitaram o empenho do Estado para garantir que os trabalhadores não sejam lesados e que eventuais valores remanescentes do contrato com a Gerir sejam preservados para garantir o pagamento das verbas salariais e rescisórias.

No mesmo sentido, afim de evitar calote e lesão aos direitos dos trabalhadores, o Sindicato já solicitou a intervenção do Ministério Público do Trabalho que prontamente atendeu já tendo inclusive designado audiência para sexta-feira (25/05/2018), as 08:00h com a participação do Instituto Gerir e Estado do Maranhão/SES.

Por conseguinte, o SINDSAÚDE-MA protocolou na tarde desta quinta-feira (24/05/2018), NOTIFICAÇOES EXTRAJUDICIAIS direcionadas ao Governador Flávio Dino, secretário de saúde – Dr. Carlos Lula e Procurador Geral do Estado – Dr. Rodrigo Maia. As notificações alertam sobre a responsabilidade do Estado como tomador dos serviços devendo assegurar que as verbas salariais que possuem caráter alimentar, sejam garantidas em eventual rescisão contratual do ente estatal com o Instituto Gerir.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindsaúde-MA