ManifestoNotas

BOLETIM INFORMATIVO

Sindicatos denunciam ausência de condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem que atuam nas unidades de saúde da rede pública municipal de São Luís – MA.

Fatos estranhos têm sido verificados pelas representações sindicais dos profissionais de Enfermagem. Em época de Calamidade Pública, diante de uma pandemia de proporções mundiais, os trabalhadores deveriam receber as condições adequadas para o desempenho do seu trabalho com segurança e, ainda com vistas a minimizar os impactos da contaminação pelo COVID-19, contudo os trabalhadores denunciam que exercem suas atividades em condições precárias, sem a devida proteção em razão da ausência de equipamentos de proteção individual – EPIs e ainda são compelidos a assinar termo de responsabilidade, no qual o ente público municipal se exime da responsabilização com relação à saúde e segurança do trabalhador.

A respeito da questão em comento, o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Empregados em estabelecimentos de Saúde do Estado do maranhão – SINDSAÚDE-MA e Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado do Maranhão- SINTAEMA, CONTESTARAM a postura da gestão de saúde do município de São Luís, através de oficio protocolado na SEMUS na última quinta feira (26/03/2020) – doc. Anexos. O objetivo de tal ofício consiste em esclarecer que a conduta do Município é reprovável além de estar em desacordo com as normas de saúde e segurança do trabalhador, previstas na CLT e até mesmo na Constituição.

ATT: Assessoria de Comunicação do SINDSAÚDE-MA e SINTAEMA